NUNO MINDELIS &
THE CREAM CRACKERS
Pré "Cream Crackers"
Após o término da banda "Rockterapia", Paulinho Fernandes foi convidado em 1989 pelo “bluesman” Nuno Mindelis para fazer uma participação especial, na bateria, em 6 faixas do LP (vinil) “Blues & Derivados”, considerado um dos melhores trabalhos de Nuno, tornando-se "cult" inclusive e só existindo, atualmente, praticamente na mão de colecionadores. A gravação foi feita em São Paulo - SP, no estúdio Origem em 16 canais.
Nuno Mindelis and The Cream Crackers
Após as gravações de “Blues & Derivados”, Paulinho e Nuno ficaram sem se ver durante algum tempo; enquanto isso o "bluesman" montava sua nova banda de apoio, já pensando no novo CD o qual viria a ser o “Long Distance Blues”. No início de 1991, Nuno reencontrou Paulinho e o convidou para participar da nova banda "The Cream Crackers" com a seguinte formação: Fábio Colombini – guitarra/violão; Jefferson Bergamini (Jeff) – baixo; José Roberto G.Bohn – teclados/órgão Hammond; Thiago Cerveira - gaita; Paulinho Fernandes – bateria. Nuno escreveu em seus agradecimentos nas páginas internas do CD: “Não há dúvida de que os opostos, longe de se afastarem definitivamente, acabam por se encontrar, como a vida e a morte. Prova disso é a aparente oposição entre a poesia de um Robert Johnson, pela sua extrema simplicidade, e a de um Fernando Pessoa, por exemplo. A primeira, de tão simples, é de extrema profundidade; a segunda, de tão profunda, é de extrema simplicidade. O mesmo ocorre em relação ao blues, enquanto gênero musical. É simples, mas por isso mesmo, profundo e nada fácil.”
"Long Distance Blues" foi gravado nos estúdios Mosh em maio/junho/julho 1992, em 24 canais, com produção da Movie Play Brasil. Uma curiosidade: o esplêndido solo de gaita de J. J. Milteau na música "It’s your fault", que abre o CD, foi gravado no Soft Studio em Paris no dia 29/06/92 em cima da base já pronta levada pelo Nuno em fita de 2 polegadas. Paulinho usou nas gravações uma bateria Pearl Elite, azul, com bumbo de 20”, dois tontons de bumbo e dois de chão, nas medidas de 10/12/14/16 polegadas, com peles Pin Stripe, e caixa Ludwig 14/6,5’’. Paulinho ainda diz – “Tocar um shuffle é algo indescritível, pega na alma”.
"NUNO MINDELIS & CREAM CRACKERS" Da esquerda para a direita: Nuno Mindelis; Paulinho Fernandes; Thiago Cerveira (centro, em cima); Zé Roberto (centro, embaixo); Jeff; Fábio Colombini;
"NUNO MINDELIS & CREAM CRACKERS" Da esquerda para a direita: Zé Roberto; Fábio; Thiago; Paulinho; Nuno; Jeff;
LP em vinil "Blues e Derivados" de Nuno Mindelis, com a participação especial de Paulinho Fernandes em 6 faixas.
"NUNO MINDELIS & CREAM CRACKERS" Da esquerda para a direita: Nuno Mindelis; Paulinho Fernandes; Thiago Cerveira (centro, em cima); Zé Roberto (centro, embaixo); Jeff; Fábio Colombini;